quarta-feira, 4 de abril de 2007

Páscoa e muito National Geographic


Todos sabemos de que trata a Páscoa.
A Páscoa é a época de procriação dos coelhos choco-ovovivíparos. Isto é, coelhos que se reproduzem através de ovos de chocolate, ao contrário dos vivíparos em que a cria se desenvolve no interior da mãe. Na Páscoa surgem também as amêndoas doces, que ao contrário das amargas, não têm casca nem são castanhas. Têm uma camada externa doce que pode ter várias cores, sendo a rosa e a branca as mais vulgares. Ultimamente apareceram amêndoas de chocolate, que são conseguidas através de cruzamentos de coelhos choco-ovovivíparos com amendoeiras doces.

Depois desta introdução queria falar-vos de um grave problema que me tem tirado o sono. Isso e os cafés, e o puto a berrar. E o gajo do talho às machadadas logo de manhã cedo. Adiante...como os ovos de chocolate são praticamente todos comidos, o coelho choco-ovovivíparo também conhecido como coelho da Páscoa (por ser esta a sua época de reprodução) corria o risco de entrar em vias de extinção. Ora pensem, já viram algum coelho nascer de um ovo de chocolate? Não, pois não? Come-se o ovo antes da cria nascer. Mas a mãe natureza é sábia e começou a fazer das suas! Surgiram mutações em que existia um ovo interno mais duro e a cria tinha um tempo de gestação mais curto. O problema é que ainda assim não era suficiente, o ovo era aberto já com a cria visível, mas ainda não completamente formada. Chamam-se a esses ovos, ovos kinder que têm a particularidade de não obedecerem ao timing de reprodução normal. São postos durante todo o ano, numa vã tentativa aumentar as chances de sobrevivência. Mas a mãe natureza tentou de novo, com um ovo gigante do tipo kinder, mas que só surge na Páscoa (obedece ao período de reprodução dos ovos normais). Dizem os entendidos que o aumento do tamanho do ovo era para impedir os predadores de o abocanhar ou dificultar o transporte. Como sabem também não tem funcionado, e deixa-nos com uma questão grave para além da possível extinção do coelho da Páscoa (já existem muito poucos), que é a seguinte:

Se algum dos ovos kinder gigantes eclode, o que sairá lá de dentro?

-Um coelho gigante, provavelmente. Quais as repercussões que um animal desse tipo pode ter na transmissão da gripe das aves? E na escalada do preço do petróleo? E na crescente instabilidade no Médio Oriente? E na desertificação do interior transmontano? E na despenalização das drogas leves?
Este assunto está a ser abafado por todos os governos mundiais, e a prova disso é que o meu corrector ortográfico não conhece a palavra choco-ovovivíparo.
Espero soluções para este problema nos comentários. Eu fiz a minha parte, expus a situação, cabe a vocês debatê-la...

Nota: se não começo a ver comentários neste blog, eu vou vingar-me. Preparem-se, eu sei onde vocês moram.

1 comentário:

Pro disse...

Primeiro, tenho pena que não consigas dormir. è um problema chato e que a mim me trás dores de dentes!
Segundo, não gosto muito de ovos de chocolate, mas se falarmos nos coelhos que saem la de dentro, especialmente se for estufado, o caso muda de figura!
Terceiro, nunca pensei que ao comer um ovo kinder estivesse a praticar um aborto!!! Sinto que a minha infância foi um período negro em que pratiquei inúmeros crimes...
Quarto, não tenho mais nada a dizer, mas assim o comment ficava mais completo! =P

www.estupidezcronica.blogspot.com