segunda-feira, 2 de abril de 2007

.oOo. Desaparecimento preocupante! .oOo.


Existe uma questão que me preocupa há já uns meses. Alguns cantores sofreram um declínio galopante. Não falo de um gajo que cante três músicas fixes e uma reles...Não! Falo de gajos inspirados e inspiradores.
Dois exemplos gritantes são o Rui Veloso e o Brian Adams. Escolhi um português e um estrangeiro para verem que o fenómeno é global. Quem é que não os conhece?
Todos conhecemos hinos como Chico Fininho, Porto Sentido, Não há estrelas no céu, Lado lunar, etc, etc, etc...ou então Cuts like a knife, Summer of 69 (humm), Have you ever really loved a woman?,etc, etc, etc.
Pois bem, não sei se já repararam, mas ultimamente só sai porcaria da boca destes senhores (e de outros, se pensarem um pouco encontram logo uma dezena, mas vou cingir-me a estes por motivos práticos).
A questão que me martiriza é: PORQUÊ? Que é que se passa com os(as) cantores(as) mais antigos(as)? A resposta óbvia seria: Estão velhos! Não me parece, porque não falo de perda de capacidade vocal. Falo de interpretações de merd* e de música de merd*. Vocês já ouviram “Espuma das canções?” Pois!!! Lembram-se da banda sonora de Spirit? (Brian Adams). Exactamente! Assusta...
O primeiro a chamar-me a atenção deste problema foi o Rui Veloso. Isto só pode ter uma causa, pensei:
-Das duas uma, ou é por o gajo se ter casado (todos sabemos o que isso faz à criativadade de um gajo, e ao resto...), ou é por ter ido para Sintra. Sim, porque um gajo que more no norte e ame o Porto como ele ama, muda-se para o Sul e está f*dido!!! Ou então são estas duas coisas juntas.

Mas comecei-me a aperceber que o fenómeno é universal, não é só o Rui Veloso!

Andei a matutar no problema nos últimos tempos e hoje finalmente cheguei a uma conclusão. Brilhante, modéstia à parte! Pensem comigo, de onde vêm a inspiração?
Exacto, das musas inspiradoras. Aqui abro um parentesis, não falo de gajas podres de boas! Mas de musas inspiradoras, entidades que inspiram os artistas.
Logo, se falta inspiração de repente, é porque as musas estão a desaparecer.
Vocês podem argumentar: ”Ah, mas eu tenho visto tanta música inspirada ultimamente, como Coldplay, Moby, Reamon e muitos outros!”
Eu também tive essa dúvida, mas se pensarem bem vêm que esses não são da velha guarda. Só os artistas mais antigos são afectados, e porquê?
Porque só as musas mais “velhas” estão a desaparecer. O mistério adensa-se, apenas as musas mais antigas são afectadas!
Comecei então a pesquisar sobre o que é que poderia estar a causar o desaparecimento das musas.
A resposta chegou quando precisei de ir comprar pilhas para o comando da televisão. Onde é que se compram pilhas hoje em dia? Nem mais, numa loja chinesa.
Estas lojas crescem como cogumelos em tudo quanto é lado, todos nós conhecemos umas vinte só nos arredores das nossas casas. Dizem vocês. “Caredo (versão exclamatória de credo) qué que as lojas chinesas têm a ver com o desaparecimento das musas?”
Reparem, o povo chinês é um povo que come tudo, desde cães, cobras, lagartos, insectos , algas (hum, mau exemplo, eu também como...), tubarões, corno de rinoceronte, etc. Os gajos comem tudo o que é merd*, principalmente se não parecer comestível...quanto mais esquisito, melhor! Com a disseminação das ditas lojas pelo globo, por questões práticas os chineses viram o seu leque de comidas esquisitas muito diminuído, então resolveram inovar com o Chopsuey de musa.
Sendo que as musas mais velhas têm uma pele mais crocante (como a do pato) e são as preferidas. Está então explicada uma das mais prementes questões da actualidade.

Aproveito desde já para lançar um repto: Têm alguma questão que queiram ver esclarecida? Existe alguma coisa que vos causa cócegas no cérebro? Deixem o problema por email, ou nos comentários. Eu tenho a resposta para todas as vossas questões! Vejam as vossas questões publicadas no blog, junto com a minha resposta iluminada.

P.S. -foto tirada no Zoo da Maia.

Sem comentários: