quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Não à caça ilegal de gambuzinos! Salvem o elefante ibérico.

Queria aqui deixar a minha preocupação pela diminuição dos avistamentos do elefante ibérico. Há décadas que ninguém vê um.

Como devem saber o elefante ibérico difere um pouco dos outros elefantes, pois vive na floresta, tem uma penugem verde e castanha e as suas orelhas assemelham-se a folhas de bananeira. A sua tromba possui ventosas, assim como os tentáculos de um polvo. Inicialmente pensava-se que o seu modo de subsistência dependia da fotossíntese, pela cor verde, mas a sua cor serve apenas para camuflagem.

O elefante ibérico alimenta-se principalmente de nevoeiro (que suga com as ventosas) e de excrementos de gambuzino arbóreo que está a desaparecer também, devido à caça intensiva de que são alvo. Hoje em dia anda toda a gente a caçar gambuzinos.

O elefante ibérico tem o tamanho aproximado de um cão gordo ligeiramente grande mas mais pequeno do que uma vaca pequena. Quando o elefante ibérico caminha remove o solo, mas com a cauda arranja tudo como estava antes da sua passagem.

Por isso é relativamente fácil achar o seu rasto, se não virmos pêlos, nem pegadas, nem ramos partidos, nem vegetação pisada, então seguramente por aí passou um elefante ibérico.

Nunca ninguém fotografou um, começava-se a suspeitar que estaria extinto, e até a duvidar da sua existência até que uma das máquinas fotográficas com sensor de movimento que eu tenho instaladas no norte de Portugal (para detectar invasões) tirou esta fotografia.

Queria então deixar aqui um apelo:
Deixem de caçar gambuzinos e tentem fotografar o elefante ibérico.
Enviem as fotos acompanhadas do vosso nome para mauricio@kanguru.pt que eu publico no blog.

Sem comentários: